Alimentos formadores de colágeno

A produção de colágeno começa a diminuir na maturidade. A pele perde sua elasticidade e aos poucos passa a ficar flácida e enrugada.

Alimentos formadores de colágeno

O colágeno é uma proteína produzida pelo organismo que garante a firmeza da pele. A partir da maturidade (30 anos) sua produção começa a diminuir, fazendo que a pele perca sua elasticidade e aos poucos fique enrugada e flácida.

                       

E quem mais sofre com a perda de colágeno são as mulheres. Sua produção é bem inferior em comparação com a dos homens. No início da menopausa há uma queda na produção do hormônio estrogênio e conseqüentemente na quantidade de fibroblastos que são as células responsáveis pela formação do colágeno.

Além disso, há a redução do fluxo de sangue o que faz diminuir a retenção de água pelo organismo fazendo as glândulas sebáceas produzirem menos oleosidade para proteger a pele. Assim ela fica muito sensível a qualquer exposição solar o que dificulta a remoção de manchas ou cicatrizes.

Mas não é somente a menopausa que contribui para a perda de elasticidade da pele. O hábito de fumar (razões para parar de fumar) e a falta de uso de protetor solar são tanto prejudiciais para a pele quanto para a saúde em geral.

Dessa forma, para repor todo colágeno perdido você deve seguir uma alimentação saudável todos os dias. Não adianta querer usar cosméticos caros se não se alimentar corretamente.

Alimentos formadores de colágeno:

– Proteínas magras: frango ou peru, peixe, ovo, queijo cottage e leite e iogurte desnatado.

Alimentos formadores de colágeno 1

– Vitamina A, C e E: cenoura, pepino, laranja, limão, acerola e goiaba.

– Zinco: frutos do mar, castanha do Pará, amêndoas e avelã.

– Selênio (mineral antioxidante): nozes, salmão, arroz preto e carne.

– Silício: aveia, cevada, feijão, banana, avelã, trigo, alho, cebola, morango, mel e alcachofra.

– Cobre: fígado de boi, lentilha, cogumelo, caju e avelã.

– Enzimas: abacaxi.

Observação: a gelatina só contém 10% de proteínas e por isso não contribui muito para firmar a pele como todos imaginam.

E uma completação seria ingerir o Colágeno Hidrolisado. É feito a base de ossos, peles e tendões de animais sem nenhuma contra-indicação. É uma nova forma de tratamento que estimula a produção de colágeno pelo organismo. Também ajuda no tratamento de problemas circulatórios e controla a obesidade.

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
21/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook