Alimentos que causam gases

Os gases intestinais se formam devido à fermentação dos resíduos de alimentos no intestino, deglutição de ar e hábitos alimentares.

Alimentos que formam gases

Os gases intestinais se formam devido à fermentação dos resíduos de alimentos no intestino, deglutição de ar e hábitos alimentares. A quantidade de gases varia de acordo com o tipo de intestino, se for grosso é bem superior do que se for fino ou delgado.

                       

As bactérias intestinais fazem que o intestino fique repleto de resíduos de alimentos e assim passe a produzir gases que são eliminados através flatos ou “pum”. Assim, falar muito ou tomar um líquido quente (exemplos: sopa e chimarrão), forma-se muita saliva na boca que ao ser deglutida (engolida) leva uma grande quantidade de ar que só vai ser eliminada através de eructações (arrotos) ou flatos.

O hábito de tomar bebidas gasosas (exemplos: cerveja e refrigerantes) faz com que se misturem com os sucos gástricos e assim o organismo passe a produzir gás carbônico o que aumenta a formação de gases.

Para diminuir a produção de gases a maioria das pessoas opta pelos remédios antifiséticos. Precisa ser esclarecido que eles não reduzem a quantidade de gases, somente o volume quando estiverem em forma de bolhas pequenas no intestino. Dá a sensação de alívio temporário, mas não acaba definitivamente com a formação de gases. Mas o que realmente pode ajudar na diminuição dos flatos é evitar comer certos alimentos que são ricos em enxofre e por isso contribuem para a sua produção.

Alimentos que formam gases 1

Alimentos que causam gases:

- Couve-flor
– Brócolis
– Grão de bico
– Repolho
– Ervilha
– Lentilha
– Batata doce
– Ovos
– Feijão

Muito embora seja não deve-se eliminá-lo em lugares públicos, não eliminá-los pode prejudicar a saúde fazendo que a pessoa sofra uma diverticulite (inflamação no intestino grosso) que se rompidos causam uma infecção que pode ocasionar até a morte. Para evitar diminua o consumo dos alimentos acima citados e coma mais alimentos ricos em fibras (exemplos: aveia e a soja) para regular o funcionamento do intestino.

Nenhum voto, seja o primeiro

Fabio
21/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook