Brasil ainda está atrasado no uso da tecnologia

O Brasil ocupa a 59ª posição entre os países menos desenvolvidos em termos de tecnologia e isso aumenta sua dependência internacional.

Brasil ainda está atrasado no uso da tecnologia

A tecnologia é o que desencadeia a globalização, ou seja, o desenvolvimento econômico e intelectual de um país. Em termos de avanços tecnológicos destacam-se os seguintes países: Japão, EUA, Dinamarca e Suíça. E o nosso País não se encaixe nessa lista?

Muito embora o Brasil se destaque no mercado internacional (veja as cidades mais visitadas) está muito atrasado em relação à tecnologia. Essa afirmação não é pessoal e sim constatada pelo Fórum Econômico Mundial, que o colocou na 59ª posição entre os 134 países menos desenvolvidos tecnologicamente.

                       

Vários fatores contribuem para que o Brasil não acompanhe a evolução tecnológica. O governo não investe o suficiente para que a população de baixa renda tenha acesso à tecnologia. As pessoas ainda não desfrutam os benefícios da internet (leia sobre o surgimento da internet) e têm outras que ainda não tem condições financeiras de comprar um computador ou aparelho celular.

Brasil ainda está atrasado no uso da tecnologia 1Outro fator seria a dependência em relação a outros países. Devem-se propor medidas para promover sua auto-independência tecnológica.

Com o avanço da tecnologia hoje podemos utilizar todos os benefícios que a internet nos oferece.

Podemos utilizá-la como ferramenta de estudo, pesquisa, trabalho e divertimento; conversamos via msn ou por vídeo-conferência com qualquer pessoa do mundo; ficamos por dentro das mudanças políticas de todos os países; compramos ou pagamos contas sem ter que sair de casa e enfrentar uma fila; conseguimos salvar qualquer música em formato MP3  e ainda podemos assistir filmes online grátis.

Mas, mesmo que tais benefícios sejam agora normais para uma certa parcela de brasileiros, outros ainda os desconhecem. O que fazer para que os brasileiros utilizem a tecnologia no seu dia-a-dia? Essa resposta deve ser encarada pela administração do Poder Público como uma meta de governo. Investir em tecnologia além de deixar a população informada tecnologicamente é uma forma de crescer economicamente e assim ganhar respeito e apoio dos demais países.

Nenhum voto, seja o primeiro

Fabio
25/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook