Caixa econômica FGTS inativo

Todos os trabalhadores que possuem conta inativa do FGTS podem fazer a consulta e sacar o dinheiro após três anos de rescisão do contrato de trabalho.

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) foi criado em 1996 com o objeto de dar uma segurança ao trabalhador caso haja desligamento na relação com o emprego. Ele corresponde um valor de 8% da remuneração recebido no mês anterior, e mensalmente é depositado em sua conta vinculada a Caixa Econômica Federal.

Há dois tipos de conta criada na Caixa para o recolhimento do FGTS, são elas: contas ativas, quando surgem depósitos mensais realizados pelas empresas durante o período de trabalho e as contas inativas, que são aquelas onde os contribuintes deixam de receber seu dinheiro, devido à quebra de contrato com a empresa, num período de três anos corridos.

                       

Veja em nossa matéria como proceder se a sua conta está com FGTS inativo, para assim você consultar seu saldo e até usar o dinheiro.

Como consultar o FGTS com o CPF

Consultar FGTS inativo

Caixa econômica FGTS inativo

Em média hoje há mais de 80 milhões de contas do FGTS ativas e mais de 55 milhões inativas, um número que assusta. A Caixa Econômica Federal oferece a oportunidade dos clientes fazerem a consulta mesmo que a sua conta esteja inativa.

Para fazer a consulta, você deve, primeiramente acessar o portal da Caixa e cadastrar seus dados pessoais, com o número do PIS e uma senha de acesso.

cadastro caixa

Sacar FGTS inativo

Todos os trabalhadores que possuem a conta inativa, deverão procurar uma das unidades da Caixa Econômica Federal para sacar o valor lá depositado. Para fazer esse saque, é necessário ter os seguintes documentos em mãos:

  • Carteira de trabalho
  • RG ou documento de identidade com foto
  • Comprovante de inscrição no PIS/PASEP

É importante lembrar que o saque da conta inativa só poderá ser efetuado após três anos corridos da rescisão do contato de trabalho, assim só depois de três anos o trabalhador pode procurar a Caixa para fazer esse saque.

Você tem uma conta inativa? Então veja no vídeo abaixo mais detalhes e informações sobre como sacar e sobre os direitos dos trabalhadores que possuem o FGTS inativo.

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucas
26/04/13


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook