Como calcular o valor do IPVA 2013

O IPVA é uma taxa de imposto que todo condutor precisa pagar ao governo anualmente, saiba como conferir os valores para 2013.

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA é um tributo que todo proprietário de veículo deve pagar. Esse valor refere-se a liberação do automóvel para circular em vias terrestres, sendo assim anualmente é cobrado uma taxa dos condutores, a fim de quitar dividas do município ou do estado local.

Para melhor atender as necessidades dos cidadãos, o IPVA é distribuído logo no início do ano, e a pessoa pode escolher entre pagar à vista, ou então a prazo, em diversas parcelas. Quanto mais novo é o veículo mais caro é a taxa do Imposto, após 20 anos de existência o modelo se isenta da taxa, mas o mesmo ainda precisa estar em dia com seu Seguro Obrigatório – DPVAT.

IPVA

                       

Qual o valor da taxa do IPVA?

O Estado de São Paulo é um dos estados que mais se antecipa no que diz respeito à liberação das consultas referentes aos valores das taxas do IPVA, sendo assim todo condutor que reside no Estado de São Paulo já pode começar a realizar suas consultas.

O site oficial da Receita Federal de SP disponibiliza uma calculadora online bem prática que pode lhe ajudar a calcular qual será o valor de seu imposto, para isso será necessário informar o número do RENAVAN e o CNPJ ou CPF.

No site da Receita Federal é possível encontrar também a disponibilidade de consultar multas, seguros, licenciamentos, etc. Diante de qualquer dúvida acesse o site da Receita Federal ou comparece ao DETRAN pessoalmente.

Forma de pagamento do IPVA 2013

Como já foi esclarecido o pagamento inicia-se no começo do ano logo no primeiro mês do mesmo, diante dessa data os condutores podem escolher a forma de pagamento, vale lembrar que pagamentos a vista oferecem certa quantia em desconto.

Lembre-se de que é essencial estar em dia com sua carteira de habilitação e também com o documento do veículo, não seja negligente, evite maiores problemas andando de acordo com o que a lei exige.

Onde devo pagar o IPVA?

Você poderá fazer o pagamento  no endereço de licenciamento do veiculo ou também pela rede bancária levando o documento do veículo original.

Como pagar IPVA em atraso?

Para fazer o pagamento atrasado desse imposto é necessário entrar no Site da Fazenda. Por meio do site você pode emitir a guia para o pagamento. Você não tiver conexão com a internet, procure o próprio posto da Secretaria da Fazenda de sua cidade que eles irão imprimir o boleto para você.

Pagamento do IPVA fora do prazo

Haverá um acréscimo de multa no valor de 20% mais juros de 1% ao mês. Você deverá solicitar na Secretaria da Fazenda uma nova guia.

Informações IPVA 2013

IPVA 2013.

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucas
09/08/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook