Como prevenir a obesidade infantil

A obesidade é comum na infância devido ao hábito alimentar inadequado. Prejudica a saúde e pode perdurar até a fase adulta.

Como evitar a obesidade infantil

A obesidade é comum na infância devido ao hábito alimentar inadequado. Manter os filhos dentro de casa para ficarem longe dos perigos da rua só faz com que eles fiquem em frente à TV, computador ou vídeo-game comendo sem parar sem praticar nenhuma atividade física. Isso faz com que se ganhe peso, aumenta a taxa do colesterol ruim (LDL) e assim se tornem obesos.

                       

É um problema que prejudica muito a saúde das crianças e pode perdurar até a fase adulta. Aumenta a probabilidade de desenvolver doenças crônicas (exemplos: diabetes, dislipidemias, hipertensão), doenças cardiovasculares (exemplos: infarto ou AVC) e problemas ortopédicos.

Para prevenir ou tratar a obesidade vários pontos devem ser observados. Em primeiro lugar deve-se seguir um cardápio alimentar balanceado associado à prática de atividades físicas. Mas para isso a criança necessita do apoio familiar. Não adianta orientar se os próprios pais não fazem o que ensinam. A paciência e o estímulo são essenciais para que a criança se acostume com os novos hábitos.

Dicas para evitar a obesidade infantil:

- Manter uma gestação saudável e amamentar;

Como evitar a obesidade infantil. 1- Consumir frutas, legumes e verduras, carnes magras e cereais integrais (dica: faça um prato colorido para que a criança se interesse em comê-lo);

- Fazer as refeições no mesmo horário e sentado na mesa;

- Moderar na quantidade de alimentos e mastigá-los;

- Praticar atividades físicas;

- Evitar refrigerantes e bolachas recheadas;

- Tomar suco natural.

A amamentação diminui os riscos de a criança ser obesa. A partir do 6º mês deve-se tomar cuidado com relação à alimentação. É o momento ideal para acostumá-la a comer alimentos saudáveis. Mas estes sempre devem ser consumidos com moderação para evitar o excesso com qualquer guloseima que nenhuma criança fica sem comer.

Qualquer dúvida deve ser esclarecida por um nutricionista. Levar a criança para fazer uma avaliação é a maneira certa de prevenir ou tratar a obesidade infantil para que não perdure até a idade adulta.

Bom dia Minas - Rede Globo - Como evitar a obesidade infantil

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
13/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook