Consultar documento do veículo pelo RENAVAM

Na hora de comprar o veículo é importante consultar os dados. Veja como fazer isso pelo número do RENAVAM e identificar se há pendências.

Muitos não veem a hora de comprar o primeiro automóvel e devido a essa ansiedade muitas vezes alguns correm o risco de fazer um mal negócio.Geralmente quando o assunto é comprar um automóvel NOVO o procedimento é bem mais simples, o perigo está em comprar um carro que seja usado, principalmente quando eles se encontram em garagens com pouca ou nenhuma referência.

Por esse motivo é importante ficar atento à diversos detalhes que fazem toda a diferença na hora de garantir seu veículo. A pesquisa e a comparação de preço são indispensáveis, pensando nisso, avalie  dentro de suas condições os prós e os contras de comprar um carro de segunda mão.

                       

É claro que existem muitas garagens de carros que vendem veículos usados em perfeito estado e com a documentação em dia, mas existem também empresas clandestinas que visam passar a diante veículos com problemas nos documentos e ainda carros que são apreendidos. Por isso fique atento!

Critérios a serem avaliados na compra do carro

Avaliação do carro

Na hora de comprar o veículo avalie as condições superficiais como:

  • Bancos, pintura, pneus e lataria. Para uma especificação mais detalhada procure um profissional e analise o motor, as condições que ele oferece e se o veículo já se envolveu em acidentes ou não.

Após ver esses detalhes parta para a parte do documento:

  • Veja se as peças do veículo são originais e se o número do chassi está correto. Mesmo que esteja tome outra providência fundamental, consulte o RENAVAM antes de fechar o negócio para evitar arrependimentos.

Como verificar os documentos do veículo?

É de extrema importância que o futuro proprietário faça uma pesquisa do automóvel. Isso pode ser feito pelo número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículos Automotores), através dele é possível saber se o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Via Terrestre) Número do RENAVAM.estão sendo pagos corretamente no ano do exercício ou se há multas (infrações) pendentes.

Se houver qualquer irregularidade sobre o veículo antes de sua posse, converse com o responsável pela venda para que as pendências possam ser resolvidas. A consulta para esses dados é feita gratuitamente pelo site do DETRAN, sendo necessário informar o número do RENAVAM, CFP ou CNPJ do proprietário do automóvel em questão.

Veja também: Detran SP Renavam Consulta

Qual é o melhor, carro novo ou usado?

Tudo depende da condição financeira de cada um. Atualmente os carros usados são comercializados sem qualquer preconceito, isso possibilita a facilidade de comprar um bom carro por valor mais acessível, claro com facilidades no pagamento.

Os carros novos você pode escolher entre o modelo básico ou completo. Se quiser algumas comodidades é possível adicionar acessórios como direção hidráulica, rodas de liga leve, vidros e travas elétricas dentre outros, mas cada um dos itens tem um valor que será adicionado ao valor total do carro. Por isso analise melhor a sua condição e opte por aquele que achar melhor pra você.

É melhor comprar carro novo ou usado?

Melhor comprar carro novo ou usado?

Carro novo ou usado – O que vale mais apena?

Nenhum voto, seja o primeiro

Paula
16/04/12



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook