Curiosidades sobre o descobrimento do Brasil

Vários fatos curiosos aconteceram durante o descobrimento do Brasil. Confira no Dominador.net algumas curiosidades sobre a data.

CURIOSIDADES SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

O descobrimento do Brasil é um tema rodeado de curiosidades.

O descobrimento do Brasil não é somente um marco histórico do nosso calendário que relembramos todo dia 22 de abril. É também uma data que faz referência a vários fatos interessantes e curiosos que aconteceram durante a expedição de Pedro Álvares Cabral até chegar às terras brasileiras.

O descobrimento do Brasil – 22 de abril

O descobrimento do Brasil - 22 de abril

                       

Expedição de Cabral

Cabral era o capitão-mor do Rei Manual I e por isso recebeu o poder de comandar uma frota de 13 navios composta de aproximadamente 1500 tripulantes. Todo custo era compensado pelas especiarias obtidas na expedição feita no continente africano (Cabo do Bojador, Cabo da Boa Esperança e Calecute).

Cientista na tripulação de Cabral

Era conhecido como Mestre João. Foi contratado para estudar todo continente brasileiro inclusive os astros. O primeiro estudo foi medir a latitude da terra utilizando um astrolábio de madeira. O resultado foi 17º, ficando assim perto do número correto compreendido entre 16º a 22º.

Cabral não foi o primeiro a pisar em solo brasileiro

CURIOSIDADES SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Cerca de dois anos antes da expedição de Cabral chegar ao Brasil, Duarte Pacheco Pereira foi quem pisou pela primeira vez no solo brasileiro.

A primeira missa em terra firme

Depois da descoberta do Brasil, no dia 1º de maio foi celebrada a 1ª missa em terra firme já que havido sido feita outra missa em uma ilha no dia 28 de abril. Toda tripulação cantava e carregava uma cruz com emblemas da realeza portuguesa ao lado do povo indígena. Após a celebração religiosa, o padre Frei Henrique distribuiu várias cruzes para os índios que ali estavam presentes. E assim começava a desenvolver o cristianismo no Brasil.

Primeira manifestação literária

Aconteceu com o chamado Quinhentismo. Foi uma literatura de informação que abrangeu todas as obras que ocorreram na época do descobrimento do Brasil durante o século XVI. Um grande exemplo de representante foi José de Anchieta. Quem era responsável por descrever toda trajetória da frota portuguesa até chegar ao território brasileiro era Cabra e Pero Vaz de Caminha.

Trechos da Carta do Mestre João (maio de 1550):

“Segunda feira, que foram 27 de abril, descemos em terra tomamos a altura do sol ao meio dia, segundo as regras do astrolábio, julgamos estar afastados da equinocial por 17º.”

“Não se pode tomar a (altura dos astros) com elas (tábuas da Índia) senão com muitíssimo trabalho, que, se Vossa Alteza soubesse como desconcertavam todos nas polegadas, riria disso mais que do astrolábio.”

Descoberto ou achado

CURIOSIDADES SOBRE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Muito embora se afirme que Cabral descobriu o Brasil, isso não condiz com a verdade dos fatos. O Brasil foi “achado”, pois já havia vários povos nativos que viviam por aqui desde a pré-histórica.

Documentos 

Sobre a descoberta do Brasil existem várias cartas da época narrando como tudo aconteceu, mas documentos é a minoria. Existem dois entendimentos para explicar isso: um diz que tudo foi perdido no incêndio de Lisboa em 1580 ou no terremoto de 1755 e o outro afirma que não existe documentação por causa do sigilo que envolvia toda expedição de Cabral. Mas pode-se contar com a Carta de Pero Vaz de Caminha, a Carta do Mestre João e a Relação do Piloto Anônimo.

Nenhum voto, seja o primeiro

Fabio
08/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook