Dicas de segurança na internet

Saiba mais sobre como estar mantendo-se mais protegido no mundo da internet através da matéria a seguir. Acompanhe conosco.

Como sabemos, a internet é um lugar imenso e oferece acesso para muitas pessoas. Através da mesma é possível realizar inúmeras tarefas do dia-a-dia, tornando-se assim uma grande aliada e auxiliar nos afazeres. Porém, como a internet é utilizada por muitas pessoas, é claro que também existem aquelas que utilizam a mesma para prejudicar as pessoas, criando vírus, e programas utilizados para danificar o computador e até mesmo roubar informações de outras pessoas. Por isso, é muito importante que se tenha alguns cuidados para utilizar a internet, e logo abaixo estaremos dando algumas dicas de segurança que você deverá utilizar, acompanhe.

Dicas de segurança na internet
1º – A dica mais importante para quem utiliza a internet é criar e utilizar senhas difíceis de serem descobertas. Tais como números mesclados de datas de nascimento, números de documentos misturados, nomes misturados com números, entre outras que possuam seqüenciais difíceis. Além disso, saiba que é de extrema importância que não se guarde a senha em arquivos no computador, pois caso este seja infectado ou invadido por um vírus ou pessoa de má índole, é possível que suas senhas sejam descobertas. Por isso, o mais importante é guardar a senha em um papel ou caderno que apenas você tenha acesso.

                       

2º – Mesmo com senhas realmente difíceis de serem descobertas é muito importante que se tome outro tipo de cuidado, o cuidado de evitar o acesso a sites duvidosos. É muito comum entrarmos em sites que prometem oferecer um conteúdo interessante, porém, quando acessamos não encontramos nada do que procurávamos. Devido a isso, quando entrar em um site que não conhece, procure saber mais sobre o mesmo, e caso tenha a opção de realizar cadastro neste, evite colocar senhas utilizadas em outras contas de email ou outros sites.

3º – Cuidado com emails falsos e de conteúdo duvidoso. É comum encontrarmos em nossa caixa de emails alguns que contenham anexos, links e outras coisas que nos influenciam a clicar. Por isso, procure tomar conhecimento de quem está lhe enviando o mesmo. E caso receba algum email que seja referente a alguma instituição, como faculdades, bancos, e outros, procure também saber se este email é verdadeiro ou não comunicando a empresa pelo serviço telefônico.

4º – Sempre que usar computadores públicos, como lan houses, ou bibliotecas que possuam um acesso a internet, procure sempre lembrar-se de apagar o histórico da internet e também as senhas salvas antes de sair, pois assim você estará evitando que outras pessoas possam descobrir seus dados.

5º – Utilize sempre navegadores diferentes e que ofereçam segurança. Como sabemos a grande maioria das pessoas ainda utilizam o Internet Explorer, porém, sem querer menosprezar este aplicativo, sabemos que tal não oferece uma boa acessibilidade e também não oferece muita segurança para o usuário, devido aos vários problemas que possui em sua configuração. Devido a isso, o mais adequado é que se utilize navegadores como Google Chrome ou Mozilla Firefox, navegadores eu oferecem uma maior segurança e facilidade para o usuário.

6º – Atualize sempre seu sistema operacional e também seu antivírus ou spyware. Isso é muito importante para detectar possíveis invasões em seu computador, fazendo com que assim suas informações sejam mais protegidas.

Pois bem, seguindo tais dicas você estará conseguindo proteger-se um pouco mais do imenso mundo virtual. Vale lembrar outra dica muito importante para a conclusão desta matéria. Mesmo que você já utilize senhas difíceis, procure sempre trocar a mesma pelo menos a cada 3 meses, ou então se possível uma vez por mês, assim você conseguirá sempre estar mantendo seus emails e outras contas a salvo, lembrando sempre de utilizar senhas de difícil descoberta.

0 votes

Davi
17/10/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook