Dicas para evitar câimbras

Quem algum dia já não teve câimbras? Podem ser na sola ou dedos do pé, na panturrilha, na coxa ou até nas mãos e no pescoço.

Como evitar câimbras

Quem algum dia já não teve câimbras? Podem ser na sola ou dedos do pé, na panturrilha, na coxa ou até nas mãos e no pescoço. A dor é horrível e se você não souber massagear da maneira certa o sofrimento não acaba. Mas quais são as causas? Comer banana evita mesmo as câimbras ou é um mito popular? Como evitar as câimbras?

                       

Conceito:

É um espasmo ou contração involuntária dos músculos. Causa muita dor e pode durar até alguns minutos. Se acontecer no período noturno denomina-se câimbra idiopática que significa “causa aparente”.

Como evitar câimbras 1Causas principais:

– Desidratação (veja a importância da água);
– Excesso de atividade física;
– Falta de cálcio e magnésio no organismo;
– Fratura óssea, alcoolismo e diabetes;
– Hipotireoidismo e hipoglicemia;
– Doença de Parkinson e miopatias;
– Sedentarismo e cirrose hepática;
– Anemia e falta de vitaminas B1, B5 e B6.

Além dessas causas, existem outras que estão relacionadas aos efeitos colaterais de certos medicamentos. Exemplos: diuréticos (furosemida), donepezila (usado para quem sofre de Alzheimer), raloxifeno (para tratar osteoporose e o câncer de mama) e broncodilatadores (salbutamol). E ter câimbras na velhice é um sinal de aterosclerose que é uma doença que desregula a circulação sanguínea para uma região muscular.

Como prevenir? 

Manter uma alimentação saudável e ingerir bastante água são hábitos necessários para melhorar a qualidade de vida. E não podemos nos esquecer da importância da prática de exercícios físicos (exemplo: correr). Mas antes de fazer qualquer atividade física faça uma sessão de alongamento para relaxar todos os músculos e ganhar flexibilidade nos movimentos corporais. E para quem sofre de câimbra noturna recomenda-se fazer um alongamento 20 minutos antes de ir dormir e de preferência para os alimentos ricos em cálcio e magnésio.

Medicamentos são eficazes?

Podem ser se forem feitos a base de vitamina E pertencente ao complexo B. Exemplos: verapamil e gabapentina. Mas atenção, qualquer medicação somente deve ser ingerida sob prescrição médica.

E comer banana evita ter câimbras?

Desde pequenos crescemos ouvindo que comer banana evita ter câimbras. A banana é uma fruta rica em potássio, carboidratos e água. A quem acredita nessa afirmação e que não acredita. Quando se está com câimbra o organismo apresenta pouco índice de glicose o que pode ser encontrado na banana. Vai de você acreditar ou não…

0 votes

Fabio
30/11/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook