Dinâmicas para jovens cristãos

As diversas dinâmicas cristãs servem para transmitir um ensinamento bíblico de forma simples e principalmente divertida! Conheça algumas delas.

O que é Dinâmica?

As dinâmicas de grupo são basicamente atividades que servem para descontração dos indivíduos, todas elas tem um objetivo – Transmitir um ensinamento. Diante dessas atividades inevitavelmente a pessoa deixa transparecer suas principais características, é por isso que muitas empresas utilizam de dinâmicas para realizar a contratação dos funcionários.

Os jovens cristãos basicamente se afastam de muitas coisas que entram em atrito com suas crenças como, por exemplo, frequentar locais não sociáveis ou então exagerar no consumo de bebidas alcoólicas e substâncias tóxicas. Por isso precisam de um ponto de equilíbrio para se descontraírem.

                       

Jovens Cristãos

Conheça algumas dinâmicas para jovens cristãos

Visto que os jovens cristãos estão constantemente ligados aos princípios Bíblicos que movem sua fé, nós trouxemos algumas dinâmicas que servem tanto para os jovens como para os adultos, elas tem os mais distintos fins, vejamos alguns exemplos.

Principio Bíblico: 1 Coríntios 3:1 ao 4 Salmos 51.
Objetivo: Ver o lado positivo das pessoas e das coisas.

folha com ponto preto

Mancha ou ponto: Pegue uma folha de papel em branco, depois disso faça um pequeno ponto/mancha em qualquer canto da folha. Mostre as pessoas e deixe-as pensar por alguns minutos, depois lhes pergunte o que viram. Provavelmente a maioria irá se espelhar no ponto ou na mancha se esquecendo da parte em branco, peça então que lhe deem conclusões práticas e após ouvi-los, e enfatize a importância de não focar apenas no lado negativo das pessoas e das coisas, pois isso faz com que eles se esqueçam do lado luminoso.

Princípio Bíblico: Gálatas 6:5
Objetivo: Ressaltar a importância de cada um em sua própria vida.

espelho

A pessoa mais importante de sua vida: Diga em meio de um grupo que pensem na pessoa que mais atrapalha sua vida. Espere alguns minutos e peça a eles que entrem em uma sala individualmente (onde deverá haver um espelho grande), ao retornarem peça que se sente e meditem. Após fazer isso com todos os presentes peça que cada um diga o que aprenderam, depois enfatize a ideia de que somos atrapalhados por nós mesmos e que ninguém é responsável por nossa infelicidade.

Princípio Bíblico: Tiago 1:19
Objetivo: Aprender a ouvir mais e falar menos.

Ouça mais

30 Segundos: Dê um tema geral a um grupo, depois dê 30 segundos para que cada um expresse sua opinião sobre o assunto, diga ao resto que ouça de forma silenciosa, mas não interfira se alguém se pronunciar. Após todos terem falado permita que todo o grupo discuta e chegue a uma única conclusão, depois pergunte o que aprenderam e por fim leia o texto do princípio de Tiago e explique que devemos saber ouvir as pessoas, nos demorar em falar e em expressar ira.

Princípio Bíblico: Eclesiastes 4:9 ao 12.
Objetivo: Mostrar a importância do cônjuge.

Casal

Pirulito: Coloque casais distantes uns dos outros, porém eles devem estar lado a lado na distância de um braço aberto, pode ser formada uma roda se necessário depois peça que cada um dos cônjuges separadamente tente abrir um pirulito com apenas uma mão e com o braço esticado e reto. É possível que não consigam depois disso peça que a outra mão ajude, mas com os braços ainda retos e esticados, eles irão abrir depois peça que coloquem na boca, mas sem dobrarem o braço, será impossível, peça então que um cônjuge se vire de frente para o outro e com o braço na mesma posição coloque o pirulito em sua boca. Enfatize a necessidade do cônjuge em sua vida.

Principio Bíblico: Lucas 11:28.
Objetivo: Ressaltar a maneira com que cada um absorve a palavra.

Dinâmica da esponja

Esponja: Deixe um giz, um recipiente aberto, um balde com água e um pedaço de isopor a mostra. Pegue inicialmente o pedaço de isopor e mergulhe no balde com água, mostre que ele não a absorve. Depois coloque o Giz e mostre que ele absorve apenas para si, depois o recipiente aberto mostre que ele segura a água, mas pode despeja-la quando quiser, depois a esponja, mostre que ela absorve toda a água e que pode ser espalhada da forma necessária. Enfatize que temos que ser como esponjas.

Principio Bíblico: Provérbios 17:24.
Objetivo: Ver além do obvio ter discernimento.

Dinamicas para jovens cristãos

Mudanças: Pega que as pessoas se unam em pares um frente ao outro, depois peça que ambas olhem atentamente detalhes uma na outra, em seguida peça que virem de costas e mudem um pequeno detalhe, qualquer que seja. Depois volte ao normal e veja se a pessoa percebe, assim enfatize a necessidade de ter discernimento analisar aquilo que está além do obvio, mas não ter espírito de rixa ou crítica com as mudanças realizadas pelas pessoas.

Dinâmicas para jovens cristãos

Confira vídeos com outras duas dinâmicas muito interessantes!

Dinâmica para a motivação da Fé Cristã de Antônio César e Flávia Teles

Nenhum voto, seja o primeiro



Miriam Andrade
27/12/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook