Gincana para fazer na escola

As gincanas escolares são meios distrativos para as crianças durante o período escolar. Veja algumas gincanas comuns que são realizadas pelos educadores.

As gincanas escolares servem como motivação e distração das crianças, com essas brincadeiras elas saem um pouco da sala de aula para se divertirem entre amigos. É importante que os educadores e professores, sempre que possível, criem gincanas criativas para animar em sala de aula.

Fazer gincana na escola é muito importante também para o aprendizado dos alunos, isso por que através dessas competições eles vão criando o espírito de quererem superar seus objetivos e alcançar suas metas desde já.

Veja em nossa matéria algumas dicas de gincanas escolares, são opções que ajudam a vivência dos alunos no período escolar.

Atividades para a educação infantil

Gincana para fazer na escola

Dicas de gincana para fazer na escola

Abaixo seguem algumas dicas de gincanas para fazer durante o intervalo das aulas ou até em datas comemorativas.

Corrida de saco

corrida de saco

A corrida de saco é uma competição que exige equilíbrio e rapidez. Primeiramente você deve marcar um ponto onde será a linha de chegada. Cada competidor deve entrar em um saco ou fronha. Alguém dá o comando e começa a brincadeira, cada participante deve ir pulando dentro do saco, quem chegar primeiro é o vencedor.

Corrida do ovo

corrida de ovo

A corrida do ovo é uma das gincanas mais comuns realizada nas escolas. A regra pede que cada participante atravesse de uma linha à outra segurando apenas com a boca uma colher com um ovo. O vencedor é quem chegar primeiro a linha de chegada sem derrubar o ovo da colher.

Cabo-de-guerra

CABO DE GUERRA

Uma boa gincana é o cabo-de-guerra. Os alunos serão divididos em dois times. Cada time fica de um lado da corda com o objetivo de medir forças. Os ganhadores serão aqueles que puxar a corda com mais força. Nessa brincadeira, poderão participar os professores e educadores, mas cuidado para não puxar forte.

Gincanas culturais para fazer na escola

Outro tipo de gincana que pode ser realizada na escola é a cultural. Nesse tipo de competição, os alunos poderão se reunir em grupos para estudar temas da história, geografia, matemática, português, entre outras matérias.

Deverá formar uma equipe de jurados que podem ser os professores da escola. Esses jurados irão formar uma bancada de perguntas culturais para cada grupo, aquele que acertar o maior número de perguntas ganha.

As gincanas culturais são muito importantes para o aprendizado dos alunos, além de serem ótimas formas de estudar, ainda podem incentivar o conhecimento individual.

Gincana escolar




Lucas
07/05/13



Mais informações por email.

Deixe uma resposta