História da maquina fotográfica

A máquina fotográfica, tal como a conhecemos, nem sempre foi assim ela precisou passar inicialmente por grandes transformações.

Luz e Fenômenos ópticos

A história da máquina fotográfica começou em 350 a. C – antes de Cristo, quando um filósofo grego conhecido como Aristóteles criou uma forma magnífica de observar os eclipses solares sem prejudicar a visão, sua invenção ficou conhecida como: A câmera escura. Por isso considera-se que essa foi à primeira câmera fotográfica da história, é claro que há controvérsias, já que a mesma não capturava a imagem.

Foi então que Thomas Wedgwood avançou todas as leis da física para desenvolver uma substância química chamada de nitrato de prata, que fixava as imagens nessa Câmara escura; no entanto, não era o bastante, pois a imagem ficava presa apenas por algumas horas, depois ela desaparecia. Foram muitos os estudiosos que se envolveram nesse projeto para que hoje tivéssemos o privilégio de guardar nossas fotografias por décadas. Mas pensando bem, quem será que a inventou de forma literal?

Primeira câmera do mundo

Primeira camera do mundo

A Evolução da Maquina Fotográfica ao longo do tempo

Quem inventou a máquina fotográfica?

Há controvérsias quando o assunto é quem inventou as máquinas fotográficas, afinal assim como tudo que foi inventado pelo homem, foram necessários muitos anos de estudo e muitas pessoas deixaram sua marca durante o processo de criação e desenvolvimento das câmeras fotográficas.

- Por exemplo, os franceses, Louis Daguerre e Nicéphore Niépce foram os primeiros a inaugurarem a caixa oca com uma lente em um dos lados, que projetava para a outra extremidade a imagem captada.

- Louis Jacques Mandé Daguerre foi outro nome marcante na história da câmera fotográfica, ele passou a usar o vapor de mercúrio e o tiossulfato de sódio na fixação das imagens, o que reduziu o tempo de revelação para apenas alguns minutos.

- Além disso, o inglês Willian Henry Fox-Talbot, foi o criador de um eficiente mecanismo de fixagem, o qual produzia os famosos “negativos” que por sinal existem até os dias de hoje.

- Por fim George Eastman, fundador da Kodak Company Eastman teve a ideia de criar uma longa camada de nitrato de celulose que, a cada foto, era enrolada em uma espécie de carretel. Que também vemos modernizada nos tempos modernos.

Como vimos não há apenas um merecedor do mérito para a criação das câmeras fotográficas, se fosse assim, daríamos o crédito ao filósofo citado acima que desenvolveu a famosa caixa preta, no entanto outras pessoas se envolveram nesse projeto e até hoje ainda muito inovam esse equipamento.

Evolução da Câmera Fotográfica

Fotografia Digital

Juntamente com a guerra fria e a corrida espacial, surgiu a ideia da fotografia digital, a primeira tentativa da construção de uma câmera que tirasse foto digital aconteceu em 1975, por Steven Sasson. Ele utilizou um chip CDD de detecção de imagens, que foi desenvolvidopela Fairchild Semiconductor em 1973, o protótipo pesava mais de 3 quilos, gravava imagens em preto e branco, tinha uma resolução de 0.01 megapixels e precisava de 23 segundos para capturar uma imagem. Foi apenas em 1981 que surgiu a primeira câmera digital portátil.

Primeira câmera digital

Canon RC-701

Canon RC-701

Canon RC-250

Canon RC-250

Câmera Fotográfica

Câmeras digitais modernas

Enfim a primeira câmera digital lançada comercialmente foi a Dycam Model 1, em 1990. Veja como ela era na foto a seguir.

Dycam Model 1

Em 1991, a Kodak lança a DCS-100, que foi grande revolução na época e custava cerca de R$13 mil. Observe sua fotografia!

DCS-100

Nos anos seguintes, foram surgindo vários modelos de câmeras digitais que traziam muita inovações como, por exemplo, a Fuji DS-200F em 1993 – Primeira com memória flash embutida. A Apple Quick Take 100 em 1994 – Primeira câmera digital colorida com preço inferior a US$ 1000. A Nikon Zoom 7000 QD em 1994 – Primeira com função de estabilização de imagens. A Casio QV-10 em 1995 – Primeira câmera com visor de cristal líquido e a Ricoh RDC-1 em 1995 – Primeira que permita gravar fotos e vídeos.

Surgimento do Megapixels

As resoluções mais comuns das câmeras digitais são:
- 0.01 MP (resolução de 320 x 240 pixels).
- 0.3 MP (resolução de 640 x 480 pixels).
- 1.3 MP (resolução de 1280 x 1024 pixels) – resolução ideal para fotos de até 10 x 15 cms.
- 2.0 MP (resolução de 1600 x 1200 pixels) – resolução ideal para fotos de até 13 x 18 cms.
- 3.0 MP (resolução de 2048 x 1536 pixels) – resolução ideal para fotos de até 15 x 21 cms.
- 4.0 MP (resolução de 2272 x 1704 pixels) – resolução ideal para fotos de até 20 x 25 cms.
- 5.0 MP (resolução de 2560 x 1920 pixels) – resolução ideal para fotos de até 24 x 30 cms.
- 6.0 MP (resolução de 2816 x 2112 pixels) – resolução ideal para fotos de até 28 x 35 cms.
- 7.0 MP (resolução de 3072 x 2304 pixels).
- 8.0 MP (resolução de 3264 x 2448 pixels).

Modernidade – Qual é a melhor câmera fotográfica digital ?

Curiosidade sobre a primeira máquina fotográfica do mundo

Você sabe me dizer, quem tirou foto da primeira máquina fotográfica do mundo?

Caso você saiba a resposta, ou ao menos tenha chegado a uma conclusão lógica envie-nos o seu comentário e entre conosco nesse debate que provavelmente não terá fim!







Mais informações por email.

Deixe uma resposta