História do vôlei resumo

O vôlei é uma modalidade praticada por homens e mulheres. Confira no Dominador.net informações sobre a história do Vôlei.

Equipe masculina de vôlei.

Em 1949 aconteceu o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol.

Voleibol chamado costumeiramente no Brasil apenas de Vôlei, é um esporte praticado numa quadra dividida por uma rede tendo uma equipe em cada lado. O objetivo principal do jogo é fazer a bola passar sobre a rede para tocar o chão da quadra adversária marcando pontos.

História do vôlei

O esporte foi criado por William George Morgan em 9 de fevereiro de 1895, nos Estados Unidos. Seu objetivo era criar um esporte sem que houvesse contato físico entre adversários diminuindo o risco de lesões. Inicialmente no esporte era utilizada uma câmara de ar da bola de basquete, chamada Mintonette, mas em pouco tempo ganhou popularidade com o nome de volleyball.

                       

No ano de 1947 foi fundada a FIVB – Federação Internacional de Voleibol e dois anos depois, o esporte foi promovido acontecendo o primeiro Campeonato Mundial de Voleibol, nesta ocasião somente o time masculino. Mas em 1952, surgiu a equipe feminina e logo em 1964 passou a ser uma modalidade integrante dos Jogos Olímpicos se mantendo até hoje.

Regras básicas do vôlei

HISTÓRIA DO VÔLEI

– Para dar início ao jogo são necessário 12 jogadores divididos igualmente entre duas equipes. Essas equipes ficam divididas por uma rede instalada no meio da quadra, é iniciado por qualquer um dos times que estiver com o saque.

– Feito o saque as equipes devem se organizar, para evitar que a bola do adversário caia no campo e marque pontos, onde são permitidos apenas três toques na bola para então arremessá-la ao outro lado.

– É importante ressaltar que o jogador pode sim encostar-se à rede, desde que não interfira no andamento do jogo, caso aconteça o ponto é da outra equipe, além do que um mesmo jogador não pode dar mais que 2 (dois) toques seguidos na bola, exceto no caso de bloqueio.

Fundamentos do vôlei

As medidas da quadra

– A quadra para a modalidade de vôlei é a dimensão de 18 x 9 metros e uma rede colocada ao meio de altura variável (2,43 m para o time masculino e 2,24 m para a equipe feminina).

– Em direção do campo para a rede, há uma linha de 3 metros e dos dois lados uma distância de 6 (seis) metros até o fim da quadra. Isso se da à extensão de 18 metros de ponta a ponta e 9 (nove) metros de lado a lado.

(Clique na imagem para ampliar)

Quadra de vôlei.

Contagem dos pontos

Há basicamente duas maneiras de marcar pontos, a primeira é fazer com que a bola aterrisse na quadra da equipe adversária como resultado de um ataque, um bloqueio bem feito ou um saque que não foi recebido corretamente, a segunda maneira ocorre quando o time adversário comete alguma falta ou erro.

0 votes



Paula
26/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta