O que são olhos sanpaku?

A macrobiótica explica que olhos sanpaku são aqueles que têm a área branca mais visível do que o normal, abrangendo a íris e a pálpebra.

Você já ouviu falar em olhos sanpaku

Sanpaku é uma palavra de origem japonesa que significa “três brancos”. A ciência oriental macrobiótica explica que olhos sanpaku são aqueles que têm a área branca mais visível do que o normal, abrangendo a íris e a pálpebra. Exemplo: a imagem acima é o símbolo da maçonaria conhecido como “olho da prosperidade” que também pode ser considerado sanpaku.

                       

Diz-se que quem os possui é maldiçoado e terá uma morte prematura e agonizante. E ainda, tal indivíduo é portador de uma doença grave que acarreta um desequilíbrio físico e espiritual (transtornos mentais). Será que é mito ou verdade?

O fundador da medicina macrobiótica foi George Oshawa (1893-1966). Em seu livro Sois todos Sanpaku, explicou que:

Você já ouviu falar em olhos sanpaku 2

“O sanpaku perdeu o contato consigo mesmo, com seu corpo e com as forças naturais do universo. Os sintomas do sanpaku podem ser reconhecidos como fadiga crônica, baixa vitalidade sexual, reflexos ruins, mau humor, incapacidade de dormir bem e falta de precisão nos pensamentos e ações. A alimentação correta é a maneira simples e natural de corrigir a perigosa condição sanpaku e criar um estado de saúde, harmonia e bem-estar, internos e externos.”

Segundo Oshawa, a macrobiótica refere-se a um fator elementar de vida. Macro significa “grande” e bio significa “vida”, ou seja, “mente sã, corpo são”. Prega-se uma alimentação saudável a base de cereais integrais em qualquer forma de preparo.

No Brasil quem trouxe a medicina oriental macrobiótica foi Flávio Zanatta e Tomio Kikuchi. Por serem seguidores de Oshawa, criaram a Associação Macrobiótica do Rio de Janeiro em 1967, ocasião em que foi publicada uma obra do Oshawa: A Filosofia da Medicina Ocidental Macrobiótica.

E na década de 70, José Castor de Albuquerque trabalhou significativamente para trazer em Brasília a “alimentação macrobiótica”, o que logo conseguiu pela fundação do 1º restaurante voltado para os preceitos macrobióticos.

0 votes

Fabio
09/12/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook