Para que serve o alongamento?

Alongamentos são exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal.

ALONGAMENTO

Os alongamentos são essenciais antes e depois de qualquer atividade física.

Alongamentos são exercícios para aumentar a flexibilidade muscular que possibilita ampliar e agilizar qualquer movimento corporal. Quanto mais longo o músculo maior será a capacidade de movimentá-lo.

Trás vários benefícios para a saúde em geral: diminui as tensões musculares; proporciona leveza nos movimentos; previne lesões musculares; estimula a circulação sanguínea e assim aumenta a capacidade de raciocínio; relaxa o corpo e a mente; melhora a respiração e ainda prepara o corpo para prática de qualquer atividade física para emagrecer.

Por que fazer alongamento?

ALONGAMENTO

                       

Para equilibrar a musculatura e promover elasticidade corporal que é perdida quando se leva uma vida sedentária ou até mesmo quando se pratica pouca quantidade de exercícios físicos. Mas mesmo quem pratica bastante (exemplos: corrida, natação ou ciclismo) pode ter uma redução de flexibilidade. Praticando ou não atividades físicas, fazer alongamento é imprescindível para evitar o encurtamento das fibras musculares, problemas na estrutura óssea, dores lombares ou qualquer lesão muscular.

Como deve ser feito o alongamento?

Qual é a importância de se fazer alongamento

Antes de tudo é necessário fazer um aquecimento e treinar a respiração. Quando se respira profundamente (inspirar e respirar) toda a musculatura passa a ficar relaxada. Mas da mesma forma que o alongamento pode ser benéfico ele pode ser também prejudicial caso seja feito em excesso. Deve ser feito aos poucos, mas regularmente para o corpo se acostumar e passar a adquirir flexibilidade.

Para incluir o alongamento no seu dia-a-dia, faça algo que goste, como por exemplo, ouvir uma música ou assistir TV. Assim fica mais prazeroso praticar o alongamento.

É recomendável que seja feito antes ou depois que qualquer atividade física ou quando sentir qualquer tensão muscular. Depois de alongar o músculo você pode contraí-lo por alguns instantes e voltar alongá-los novamente.

Formas para fazer o alongamento

1º – Deite de costas e segure as pernas próxima as coxas e a barriga;

2º – Cruze as pernas e com a mão esquerda segure a coxa direita e torça o tronco para o lado oposto e faça o mesmo movimento com a mão e perna direita;

3º – Ainda de pernas cruzadas, com a mão direita segure a cintura, estique os braços e incline o tronco para o lado inverso;

4º – Estique as penas e depois puxe levemente cada pé até a barriga;

5º – Encoste o pé direito até a virilha e incline o tronco tentando segurar o outro pé;

6º – Em pé dobre o braço esquerdo ou direito atrás da cabeça e estique o cotovelo para baixo.

Como fazer alongamento

Tv Transamérica - Como Fazer Alongamentos

Nenhum voto, seja o primeiro



Fabio
29/11/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. MUITO THANKS PELAS DICAS, EU LOVE VCS, NUNCA VOU STOP DE ENTRAR IN THIS SITE, KISSES DO SEU BROTHER ROBERVAL ROBERTSON ROBERNILSON, WE VEMOS NA NEXT

    Roberval Robertson Robenilson
    19/03/14 às 10:21
  2. ain muinto obrigada adorei as dikas rererere vou comessa a me alonga mais pra pode carpi os mato daqui de caza diretuu, bjussssss *-*

    JURICREIDES
    19/03/14 às 10:18