Pré-história resumo

Conhecer um pouco sobre a pré-história nos ajuda a entender melhor a sociedade. Veja informações sobre este período em nossa matéria.

A pré-história recebe esse nome por se tratar de um período anterior ao aparecimento da escrita, já que é através da escrita que contamos a história. Neste período, os sumérios, considerada a civilização mais antiga da humanidade, desenvolveram a escrita cuneiforme.

Escrita cuneiforme dos Sumérios

                       

Escrita cuneiforme

A escrita cuneiforme foi desenvolvida pelos Sumérios, e era feita com o auxílio de objetos em formato de cunha. Acredita-se que este tipo de escrita tenha sido criada por volta de 3.500 a.C, sendo um dos mais antigos tipos conhecidos de escrita, juntamente com os hieróglifos egípcios.

A pré-história e seus períodos

Paleolítico (Idade da Pedra Lascada)

Neste período iniciou-se a fabricação de utensílios com pedras, das quais eram tiradas algumas lascas a fim de formar uma borda cortante. Os indivíduos eram nômades, pois se deslocavam de um lugar para o outro em busca de alimentos, as refeições eram à base de frutos, raízes, peixes e pequenos animais.

Eles abrigavam-se em cavernas ou choupanas feitas de galhos e cobertas de folhas. Neste tempo também foi desenvolvida a arte rupestre, com produção de cenas de caça, e foi descoberto o fogo.

Utensílios criados na Idade da Pedra Polida

Neolítico (Idade da Pedra Polida)

No Neolítico os indivíduos aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e permitindo que os mesmos ficassem cada vez mais afiados.

Os seres humanos deixaram de ser nômades e passaram a morar permanentemente num só lugar. Neste período o homem não vivia somente da pesca, caça e coleta, ele passou a semear as terras férteis e aguardar a época das colheitas, o que ocasionou o surgimento da agricultura e da criação de animais.

Idade dos Metais

Na Idade dos Metais o ser humano adquiriu seus primeiros conhecimentos sobre as técnicas de fundir ou derreter os metais, processo denominado metalurgia.

O primeiro metal usado foi o cobre, que primeiramente era martelado a frio, depois fundido no fogo e moldado em fôrmas de barro ou pedra. Mais tarde, o homem foi aprofundando seus conhecimentos e desenvolveu um metal mais duro, obtido da liga do cobre com o estanho, muito utilizado na fabricação de armaduras, espadas, ferramentas e objetos de enfeite.

Confira um documentário sobre a idade da pedra

Pelo documentário abaixo, produzido pelo Discovery Channel, mostra como viviam os homens dos períodos citados acima.

Assista abaixo a uma vídeo sobre pré-história

Nenhum voto, seja o primeiro



Lucimara
27/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook