Resumo o que é globalização

Muito se houve falar em globalização e as suas consequências. Quer entender melhor? Abaixo veja detalhes sobre a evolução da globalização.

O processo de aprofundamento da integração social, cultural, econômica e política são denominados de “globalização”. Este fenômeno é gerado devido às necessidades do capitalismo para se formar uma aldeia global, permitindo maiores mercados para os países centrais, que são tidos como desenvolvidos e o mercado interno já está saturado.

A globalização diz respeito à maneira como os países aproximam as pessoas para que haja uma interligação, porém levando em consideração aspectos políticos, culturais, econômicos e sociais. Diante disso é possível gerar uma expansão capitalista e facilitar as transações financeiras possibilitando a expansão do negócio próprio, que até então era restrito a atuação nos mercados emergentes e distantes.

                       

Mundo Globalizado

História da Globalização

Globalização é tida como um fenômeno capitalista, que se iniciou na era do descobrimento e se desenvolveu a partir da Revolução Industrial, como passou despercebido por muitos anos, atualmente economistas analisam a globalização para saber os resultados pós Segunda Guerra Mundial.

Já no fim da Segunda Guerra se dava início à globalização moderna, sendo que as nações vitoriosas chegaram a conclusão da importância para a humanidade futura com o desenvolvimento de mecanismos diplomáticos para que as nações possam se aproximar uma das outras, e assim surgiu as Nações Unidas, com o conceito de bloco econômico.

A evolução da globalização

Globo terrestre e pessoas analisando

Muitos estados decidiram abandonar barreiras tarifárias com o intuito de proteger a própria produção com relação à concorrência dos produtos internacionais, que se estendem no comércio e também ao capital internacional. Contudo, todo este processo pode ser acompanhado através da evolução dos meios de comunicação como televisão, rádios e computadores.

Isso faz com que as fontes se tornem uniformizadas com relação ao alcance mundial tornando popular o canal de televisão paga, representando um desdobramento da globalização de maneira que ultrapasse todos os limites da economia e forme uma homogeneidade cultural entre os países.

Como prova dessa expansão podemos citar como exemplo uma das maiores empresas de fast food do mundo McDonald’s, que têm aproximadamente 18 mil restaurantes em 91 países e acaba exercendo um papel muito importante na economia mundial.

O que é a globalização?

No vídeo abaixo você pode adquirir mais conhecimentos sobre o que é Globalização.

o que é Globalização?

Este assunto é muito importante na atualidade, portanto faça algumas pesquisas na internet e ganhe novos conhecimentos.

Nenhum voto, seja o primeiro

Paula
17/04/12


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook