Resumo sobre Chuva Ácida

A chuva ácida afeta todo ecossistema terrestre de países industrializados que são os responsáveis pela emissão de gases tóxicos no ar.

Chuva àcida

A principal causa de acidificação da precipitação é a presença na atmosfera de óxidos de enxofre.

Chuva ácida é um fenômeno natural ocasionado pela liberação de gases tóxicos na atmosfera, que ao se misturarem com a água e com outros componentes (CO2 e PH próximo a 5,6), se transformam em ácidos que caem sob a Terra através da chuva. O termo chuva ácida surgiu na época da Revolução Industrial pelo químico inglês Robert Angus Smith, ao descrever o efeito corrosivo na cidade de Manchester, na Inglaterra.

A chuva ácida é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes.

                       

Principais causas da chuva ácida

Resumo sobre chuva ácida 4A principal causa da chuva ácida é a queima de carvão nas usinas termoelétricas e a liberação de monóxido de carbono através da locomoção de qualquer veículo de transporte. Os dois gases mais poluentes liberados na atmosfera são: “Dióxido de enxofre e óxido de nitrogênio”. Quando esses gases chegam à atmosfera sofrem mudanças químicas e se misturam com a poeira ou a umidade das chuvas.

Consequências da chuva ácida

  • A chuva ácida pode atingir até 500 Km dependendo da força do vento, e é responsável pela destruição do solo, das plantas e dos animais terrestres e marinhos.

Resumo sobre chuva ácida 2

  • Ela é tão agressiva que pode descontrolar o ecossistema ao ponto de causar a extinção de várias espécies de animais e de vegetais. Seus ácidos são tão potentes que são capazes de corroer qualquer construção, metais ou rochas.
  • Se o organismo humano absorver dióxido de enxofre pode ocasionar sérios danos ao funcionamento de seus pulmões. Em Londres na década de 50, cerca de 4 mil pessoas morreram vítima dessa substância poluente e letal.
  • É um problema que atinge normalmente países industrializados, como é o caso do Brasil, Canadá e Suécia. No Brasil provocou o desmatamento da mata atlântica da região da Serra do Mar, localizada entre o Espírito Santo e Santa Catarina.

Possíveis soluções para o problema

Para evitar que a Terra não sofra mais com os efeitos nocivos da chuva ácida, deve-se conservar energia, preferir transporte coletivo ou metrô, utilizar fontes de energia menos poluentes, purificar os escapamentos dos veículos e optar por combustíveis que contenham baixo teor de enxofre.

Algumas das providências a serem tomadas pela população são: Conservar energia, utilizar o transporte colectivo, fazer uso do metrô, utilizar fontes de energia menos poluentes, aderir a purificação dos escapamentos dos veículos e utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre, essas são medidas simples, mas que podem fazer toda a diferença.

Resumo sobre a chuva ácida

G1 - Entenda as causas e os efeitos da chuva ácida

Nenhum voto, seja o primeiro

Fabio
25/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook
  1. isso ajuda mesmo

    nadyeza dias
    18/03/14 às 8:46
  2. :-)

    Larissa Rodrigues Oliveria
    17/03/14 às 18:29