Sintomas e tratamentos da menopausa

Menopausa refere-se à última menstruação que pode acontecer a partir dos 45 anos devido ao baixo índice hormonal. Confira algumas dicas!

Sintomas e tratamento da menopausa

Menopausa refere-se à última menstruação que pode acontecer a partir dos 45 anos. No período climatério os ovários passam produzir pouca quantidade de hormônios (estrogênio e progestógeno). Não pode ser considerada uma doença nem uma impossibilidade de reprodução e sim uma fase que acarreta diversas mudanças no organismo feminino.

                       

Como ocorre a menopausa

A menopausa pode indicar término ou irregularidade em excesso ou escassez na menstruação e até hemorragias. Não existe uma idade exata para que a mulher entre na menopausa. Normalmente ocorre entre os 45 até os 55 anos, mas pode acontecer aos 40 anos (menopausa precoce).

Causas

Como dito acima a menopausa se dá pela pequena produção de hormônios (estrogênio e progestógeno). A falta de estrogênio causa ressecamento da pele, gordura localizada na barriga e descontrole no índice de colesterol o que pode fazer com que sofra de doenças cardiovasculares e até ataque cardíaco. Além disso, é um aliado indispensável para garantir a saúde dos ossos. Ajuda o organismo absorver todo cálcio do corpo o que é perdido quando se está na menopausa o que pode causar osteoporose (saiba como prevenir).

Sintomas da menopausa

Sintomas e tratamentos da menopausa 1- Ondas de calor
– Insônia (importância do sono)
– Humor alterado
– Irritabilidade e depressão (como acabar)
– Atrofia dos órgãos genitais
– Transpiração noturna (saiba o que é hiperidrose)
– Diminuição da libido
– Ressecamento vaginal
– Dor na hora da relação sexual
– Dificuldade de concentração e memorização

Qualquer um dos sintomas pode ser muito intenso no início da menopausa o que afeta toda a qualidade de vida da mulher. Segundo pesquisa as ondas de calor acontecem em 50% dos casos de menopausa. Os demais sintomas podem permanecer em 16% das mulheres até os 67 anos de idade.

Tratamentos

– Mudanças de hábitos: a alimentação deve ser saudável (verduras, legumes, frutas, carnes magras e fibras); prática regular de atividades físicas; evitar o consumo de bebidas alcoólicas e parar de fumar. Uma dica é fazer um chá para menopausa.

– Terapia ou tratamento hormonal: é a reposição hormonal feita através de vias oral, transdérmica, vaginal e injetável. As maneiras mais utilizadas são a transdérmica (adesivo colado na pele 1 ou 2 vezes por semana) e a oral (medicação). Atenção: em mulheres que ainda tem útero é importante dosar na quantidade de estrogênio para não causar câncer endométrio.

Alivie os sintomas da menopausa

0 votes

Fabio
12/12/11



Vídeos Relacionados

Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook