Tipos de clientes e como lidar com eles

Através desta matéria saiba como estar lidando com seus clientes e como atender os mesmos da melhor forma possível. Acompanhe.

Preparamos esta matéria especialmente para as pessoas que trabalham no ramo de atendimento a clientes, como por exemplo, lojistas, vendedores entre outros tipos de trabalhadores. Aqui você estará conhecendo alguns tipos de clientes e sabendo como lidar com os mesmos, tanto para melhorar suas vendas, como também para conquistar o cliente e fazendo com que ele seja um cliente fiel da sua loja ou empresa, acompanhe.

                       

Tipos de clientes e como lidar com eles
- Silencioso/Tímido: Este tipo de cliente demonstra não possuir muito conhecimento do produto que está procurando, normalmente apresentando uma aparência pensativa e de dúvidas. Para resolver isso, trate o cliente de uma maneira que o induza ao dialogo, realizando perguntas claras e simples e também demonstrando atenção e consideração para/com o mesmo.

- Indeciso sobre a compra: Normalmente clientes assim apresentam uma maneira de tirar suas dúvidas de uma maneira clara, conversando e perguntando. Além disso, muitas vezes estes clientes também perguntam coisas que já foram perguntadas apenas alterando a formulação da pergunta. Para clientes assim, basta responder sempre as perguntas com calma e muita paciência, assim conseguirá demonstrar não só a compreensão como também a educação para o cliente.

- Cliente que gosta de barganhar: Estes clientes geralmente estão em buscas de descontos e vantagens durante suas compras. Para lidar com clientes assim procure argumentar com o mesmo sempre com firmeza e convicção, porém, saiba até onde ir para que o cliente não vá embora sem levar nada.

- Confuso: Este modelo de cliente é aquele que nunca possui certeza da compra ou então muda de opinião constantemente. Normalmente para resolver este problema o que vale é argumentar sempre com afirmativas corretas, desta maneira você conseguirá dar mais afirmação e conseguir efetuar sua venda ou promoção.

- Inteligente: Clientes assim gostam de colocar o vendedor a prova, mostrando que conhecem o produto em questão. Para isso ofereça ao cliente argumentos fortes e concretos, mostrando que ele realmente tem razão sobre os conhecimentos e nunca omitindo fatos, sempre oferecendo segurança para o mesmo.

- Nervoso/Agressivo: Para clientes assim a única dica é deixar o mesmo expor suas idéias e o seu nervosismo. Para isso, nunca interrompa ele durante a fala e também use palavras sabias para levar o cliente no “papo”.

Nenhum voto, seja o primeiro



Davi
13/10/11


Mais informações por email.

Deixe uma resposta

Para comentar você precisa realizar seu login com o Facebook